BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Tuesday, November 06, 2007

BRINCANDO



Meninada!
Prest´enção! Boca-de-forno?!
Forno!
Tiraram bolo?
Bolo!
Pois eu sei, vocês estraçalharam o bolo, agora só tem farelo. E eu com cara de amarelo, sem ter como me alimentar. Por causa disso, vocês vão fazer tudo que eu mandar!
Como?
Isso mesmo, já vou ordenar: Mindinho, como é o menor, vai limpar o eixo do sol!
Eita!
Seu Vizinho, você vai prender o Saci-Pererê!
Danou-se!
Maior-de-Todos! Por ser o maior, vai pescar a Jubarte de anzol!
Lasquei-me!
Fura-Bolos! Como você é o mais comilão, você vai buscar um doce em Plutão!
Virgem-santa!
E o Cata-Piolho!
Sim, senhor!
Por ser o mais sonso, vai pular a cachoeira de Paulo Afonso!
Valha-me!
O que é que há, o que é que há?
Ih..... assim não dá, assim não dá!


(adaptado duma brincadeira recolhida por Paulino Santiago, nos "Jogos e brinquedos da minha infância", registrado no Boletim da Comissão Alagoana de Folclore - Maceió, anos VII/XIV, 1970).

Veja mais Brincarte.