BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Wednesday, April 09, 2008

VOCÊ SABIA?



ACONCÁGUA – é um vulcão extinto dos Andes, na América do Sul. É tudo como o maior pico do continente sulamericano. Atinge 7.040 metros de altura, está situado no Chile, praticamente na fronteira com a Argentina.

ACORDEÃO – Instrumento musical, inventado em 1822 por Fr. Buchmann, em Berlim, sendo também atribuída a invenção a C. Buffet, em 1827. É constituído de uma série de lâminas metálicas que vibram pelo sopro produzido por um fole. As lâminas metálicas vibráteis constituem o sistema chamado tecnicamente de palhetas livres. Esse sistema embora não propriamente em forma de acordeão, mas como instrumento monotônico, isto é, de uma só nota, portanto com uma só palheta, data de tempos imemoriais na China e na Índia. O acordeão também pe chamado de acordeon, harmônica, sanfona e concertina, sendo que o nome sanfona aplica-se mais comumente ao instrumento dessa espécie com teclas de botões e não apianados.

ACORDINA – é uma espécie de relógio que anuncia as horas por meio de sons musicais.

ACRE – o caçula da Federação por ser o mais recente Estado brasileiro, após assinatura do tratado entre Brasil e Bolívia, o Tratado de Petrópolis, de 1903. Estado de clima quente e saudável, possui uma superfície de 152.589km2. Sua capital é Rio Branco, banhada pelo rio Acre.

ACRÓPOLE – cidadela construída nas partes mais elevadas das cidades gregas. As mais célebres foram as de Atenas, Micenas, Argos, Cotinto e Tirinto. Entre as suas ruínas, as mais famosas são as do Paternon, fabuloso templo consagrado à deusa Atenéia, na acrópole de Atenas.

ACRÓSTICO – Composição poética na qual tomadas as primeiras letras de cada verso, em sentido vertical, forma-se o título da composição, ou a palavra ou frase que indica a inspiração da obra. A palavra vem do grego, constituindo-se acros, que significa ponta, entremidade, e sticos, que significa verso ou frase.

ACROSTOLIO – Ornamento em forma de escudo, capacete, cabeças de animais ou de mulheres encontrado em antigos navios como os dos fenícios e dos persas.

ACTA DIURNA - Nome de um dos primeiros jornais do mundo. O nome é latino, e em latim é neutro plural, significando acontecimentos cotidianos. Esse jornal circulou em Roma, no ano 131 a.C., como iniciativa particular. No ano de 51 a.C., porém, o imperador Julio César encampou-o, tornando-o órgão oficial.

AÇÚCAR – substancia doce extraída de vegetais como cana-de-açúcar ou beterraba. É o nome vulgar da sacarose. A palavra veio do sânscrito çarkara, primeiro pelo árabe as-sukar e, depois, pelo espanhol azucar. Por extensão significa prazer, doçura, suavidade, delícia.

ADONAI – Deus Senhor. Os judeus empregavam essa palavra em substituição a Jeová ou Javé, cujo nome não se podia pronunciar. A palavra Adonai é formada com as vogais da expressão hebraica “meu Senhor”.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
RÁDIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM & CURTA!
PREMIO TATARITARITATÁ DE POESIA ALAGOANA
PUBLIQUE SEU LIVRO – CONSÓRCIO NASCENTE
TCC – FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS