BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Thursday, July 31, 2008

Wednesday, July 30, 2008

TURMA DO BRINCARTE



PAINEL TURMA DO BRINCARTE - Ocorreu no último dia 29 de julho, na Escola Estadual Josefa Conceição da Costa, no bairro de Canaã, em Maceió, o lançamento do livro infantil “Turma do Brincarte”, juntamente com o lançamento do cordel “Tataritaritatá”, da exposição “LAM:26 anos de literatura”, da palestra “Cidadania, cultura e meio ambiente”, do cd “LAM & amigos” e da doação de livros para a biblioteca do educandário.
O evento foi prestigiado pela garotada, jovens, estudantes, professores, imprensa e público em geral.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
GUIA DE POESIA
CRÔNICA DE AMOR
BRINCARTE
PALESTRAS
FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS
LAM & AMIGOS: UM CD
LAM: EXPOSIÇÃO 26 ANOS DE POESIA
RADIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM E VAMOS CURTIR!!

Friday, July 25, 2008

BRINCARTE



BRINCARTE NA ESCOLA DE CANAÃ – MACEIÓ

No próximo dia 29 de julho, com um evento que acontecerá nos três turnos, às 10:30, às 16 e às 20hs na Escola Estadual Josefa Conceição da Costa, no bairro de Canaã, em Maceió, o escritor e compositor musical Luiz Alberto Machado estará lançando o livro infantil “Turma do Brincarte”, o cordel “Tataritaritatá”, a exposição “LAM:26 anos de literatura”, a palestra “Cidadania, cultura e meio ambiente”, o cd “LAM & amigos” e a doação de livros para a biblioteca do educandário.

O evento é coordenado pela professora Cêça Marques, envolvendo a comunidade de Canaã e contando com participação das professoras Marijose Albuquerque, Nedja Leite, Fernanda Souto Maior, Maria Mazzarello e da diretora Ângela Cassiano.

O AUTOR - Luiz Alberto Machado é escritor, poeta e compositor musical, cursou Letras e Direito, é autor de vários livros infantis, de poesia e crônica, tendo realizado recreações infantis e palestras em diversos educandários e eventos no país inteiro, reunindo todo seu trabalho musical, teatral e literário na sua home page www.luizalbertomachado.com.br.

O evento culmina com o encerramento de uma série de palestras realizadas pelo escritor nas salas de aula da escola, onde levou um debate envolvendo a História de Alagoas, cidadania, cultura e meio ambiente ao som do frevo de sua autoria “Folia Caeté”. Ele promete para agosto por meio do seu selo editorial, Edições Nascente, o lançamento dos livros infantis “Frevo Brincarte” e “Alvoradinha na Manguaba”, e também do folheto de cordel “Fecamepa”.

SERVIÇO:

O que: Lançamento do livro infantil “Turma do Brincarte” e do folheto de cordel “Tataritaritatá”, de Luiz Alberto Machado.

Quando: dia 29 de julho, às 10:30, 16 e 20hs.

Onde: Escola Estadual Josefa Conceição da Costa, na via principal do bairro de Canaã, em Maceió – AL.

Informações: 82.8845.4611, lualma@terra.com.br ou www.luizalbertomachado.com.br

VEJA MAIS:
BRINCARTE
CRÔNICA DE AMOR
PALESTRAS
FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS
RADIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM E VAMOS CURTIR!!

Thursday, July 24, 2008

CONCURSO



CONCURSO INFANTIL LITERÁRIO "AJUDE DANILO A ESCOLHER O NOME PARA O CACHORRO" - Concurso Literário Infantil para crianças de 6 a 12 anos, Para a escolha do nome do cachorro do DANILO (personagem do livro infantil da Neida Rocha: DANILO, SUA MOCHILA E SEUS AMIGOS). O prêmio será um Computador. CONCURSO INFANTIL “AJUDE DANILO A ESCOLHER O NOME PARA O CACHORRO” REGULAMENTO: O objetivo do CONCURSO INFANTIL “AJUDE DANILO A ESCOLHER O NOME PARA O CACHORRO” é escolher o nome para o cachorro da personagem principal do livro: “DANILO, SUA MOCHILA E SEUS AMIGOS” de NEIDA ROCHA. O CONCURSO INFANTIL “AJUDE DANILO A ESCOLHER O NOME PARA O CACHORRO” poderá ter a participação de crianças de 6 (seis) a 12 (doze) anos de idade de todo o país. A inscrição é GRATUITA e NÃO ESTÁ VINCULADA à compra do livro: “DANILO, SUA MOCHILA E SEUS AMIGOS”. A inscrição deverá ser feita até o dia 30 de novembro de 2008, através da ficha de inscrição. A divulgação será feita dia 10/12/2008 no site: http://escritoraneida.blogspot.com/ e a entrega do prêmio acontecerá em data a confirmar. Cada criança poderá participar com quantos nomes desejar, desde que seja feita uma ficha de inscrição para cada sugestão. A remessa deverá ser feita APENAS PELO CORREIO TRADICIONAL para a autora: NEIDA ROCHA Rua Almirante Barroso, 51 92.110-370 – CANOAS/RS CONCURSO INFANTIL “AJUDE DANILO A ESCOLHER O NOME PARA O CACHORRO” O contato com a escritora poderá ser feito pelo endereço acima ou via e-mail: neidarocha@terra.com.br A escolha do nome será feita pela autora e levará em consideração a criatividade do nome. A título de premiação, a criança que tiver a sugestão de nome escolhido para o cachorro no CONCURSO INFANTIL “AJUDE DANILO A ESCOLHER O NOME PARA O CACHORRO” receberá um COMPUTADOR com Programas básicos instalados e os acessórios básicos para seu funcionamento. A participação no CONCURSO INFANTIL “AJUDE DANILO A ESCOLHER O NOME PARA O CACHORRO” pressupõe a aceitação deste regulamento por parte do concorrente, cedendo o ganhador, os direitos autorais e autorizando o uso de seu nome, a qualquer tempo no material de divulgação do resultado, bem como a inclusão do seu nome nos próximos livros da autora, sem ônus para a mesma, desde que autorizado por um responsável. As fichas participantes e não premiadas serão incineradas pela autora.
NEIDA ROCHA Neida da Costa Rocha nasceu na Vila Harmonia, em Canoas/RS, em 01/02/1954. Filha de José Lopes da Rocha e Tereza da Costa Rocha, criada entre dois irmãos. Aos 45 anos, mãe de dois filhos, retomou os estudos e aos 50 anos concluiu a Faculdade Letras (Português/Inglês) e aos 53 Pós Graduação (Língua Portuguesa). Após 30 anos residindo em SC, retornou a sua terra Natal. Faz dos acontecimentos de sua vida, matéria prima para a criação de seus poemas Tem 8 publicações individuais e participação em 46 Antologias com Contos, Crônicas e Poemas.
DANILO, SUA MOCHILA E SEUS AMIGOS – [Infantil (2ª edição – revisada) - 32 páginas – Odorizzi - Blumenau/SC – 2004] é um livro infantil que narra a história de um menino de 11 anos que ao dirigir-se para a escola, cai e vai parar dentro da própria mochila escolar, onde vive uma aventura com seu material escolar. Neida Rocha (0**51) 99-42-3898

VEJA MAIS:
BRINCARTE
CRÔNICA DE AMOR
BRINCARTE
PALESTRAS
FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS
RADIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM E VAMOS CURTIR!!

Wednesday, July 23, 2008

POR QUÊ?



POR QUÊ? - Vencedor do Prêmio Tim de Música 2008 como Melhor cd infantil, o álbum “Por Quê?” será apresentado em três shows no Teatro do Centro da Terra, nos dias 9, 16 e 23 de agosto, às 16 horas. Antes das apresentações (a partir das 15 horas) o atelier da escola de artes Grão do Centro da Terra estará aberto, no local, para uma Oficina de Sucata e Desenho relacionada aos temas do álbum. O trabalho final das crianças será exposto no saguão do teatro. O espetáculo tem direção musical e arranjos de Luiz Waack, que também integra a banda, tocando violão e guitarra, ao lado de Rita Rameh (violão) e Douglas Alonso (percussão). Os cantores Cris Aflalo e Sérgio Espíndola comandam as brincadeiras. A direção cênica leva a assinatura de Simone Grande e Eric Nowinski. O repertório do cd “Por Quê?” apresenta temas variados, sonoridades instrumentais diferentes e letras que convidam as crianças a pensarem sobre o mundo e sua diversidade. No show, os cantores utilizam adereços e efeitos que envolvem e, ao mesmo tempo, intrigam as crianças, estimulando-as a participarem das diferentes ações propostas, como por exemplo: jogar uma bola que representa o mundo e falar sobre os cuidados que devemos ter com ele; soltar fumaça para ilustrar a poluição; fazer compras na feira com frutas de plástico; soltar bolinhas de sabão e brincar com a imaginação das crianças; além de outras surpresas. As músicas do álbum foram compostas por Rita Rameh e ganharam arranjos e acabamento final de Luiz Waack, também diretor e produtor musical do disco. Rita compôs as músicas em blocos temáticos. Todas as canções abordam o universo infantil, fazendo a criança pensar, descobrir coisas, brincar e, principalmente, imaginar. Tudo é estimulado pelo prazer de ouvir e pela percepção sonora de diferentes ritmos. O roteiro traz as canções “Joana” (garota muito interessada em aprender), “Por Quê?” (que dá nome ao disco e brinca com os “porquês” das crianças), “Vento Soprou” e outras que passeiam por vários ambientes: o urbano aparece em “Carro”, “Feira”, “Cidade”, “Poluição”, “Família”, “Praia, Campo ou Cidade”; a floresta está presente em “Sons da Floresta”, “Onça-Pintada” e “Bichos do Brasil”; já o fundo do mar é cantado nas faixas “Sardinha” e “Tubarão”. Certamente a criançada irá não só se divertir e brincar, mas também refletir sobre os diferentes bichos, as diferentes famílias existentes, a curiosidade de aprender a ler e escrever e sobre as perguntas tão freqüentes no nosso cotidiano. São músicas para educar, ouvir e gostar. Show / infantil: POR QUÊ? Repertório do CD Por Quê?, de Rita Rameh e Luiz Waack, vencedor do Prêmio Tim 2008 de Melhor CD Infantil. Uma oficina de desenho e sucata antecede o show. Músicos: Cris Aflalo (voz), Sergio Espíndola (voz), Luiz Waack (direção, arranjos, violão e guitarra), Rita Rameh (violão) e Douglas Alonso (percussão). Direção cênica: Simone Grande e Eric Nowinski
Dias 9, 16 e 23 agosto – sábados - 16 horas Oficina: a partir das 15 horas
Local: Teatro do Centro da Terra – www.centrodaterra.com.br Rua Piracuama, nº 19 – Sumaré/SP - Tel: (11) 3675-1595 Ingressos: R$ 20,00 – Duração: 50 min (show) e 50 min (oficina) - Ind. idade: 3 anos 100 lugares. Acesso universal - Ar condicionado. Bilheteira: 2ª a dom. (13h30 às 18h30 ou até o início dos espetáculos). Vendas antecipadas: www.ingressorapido.com.br (tel: 4003-1212). Estacionamento do lado: R$ 5,00 (1ª hora) Realização: Grão do Centro da Terra Assessoria de imprensa: ELIANE VERBENA Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 –verbena@verbena.com.br

VEJA MAIS
BRINCARTE
CRÔNICA DE AMOR
BRINCARTE
PALESTRAS
FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS
RADIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM E VAMOS CURTIR!!

Tuesday, July 22, 2008

MÁRIO SOUTO MAIOR



UM MENINO CHAMADO HÉLDER CÂMARA – O livro “Um menino chamado Hélder Câmara”, de Mario Souto Maior, publicação da coleção aprender brincando realizada pela Fundação Gilberto Freire, conta a estória de vida de uma ilustre personalidade nordestina, o arcebispo de Olinda e Recife, Helder Câmara. É dirigido ao público infantil, sendo a segunda obra lançada da coleção Aprender Brincando, que sempre conta com a personagem de um avô.
O autor, Mário Souto Maior, nasceu no dia 14 de julho de 1920, na cidade de Bom Jardim, Pernambuco. Filho do coronel da Guarda Nacional, comerciante e fazendeiro Manuel Gonçalves Souto Maior e Maria da Mota Souto Maior. Fez o curso primário na escola particular da professora Josefa Coleta de Albuquerque, conhecida como Santinha, em Bom Jardim, e no Colégio Marista do Recife, onde cursou também o ginasial. No Colégio Carneiro Leão, fez o pré-jurídico e em Maceió, na Faculdade de Direito de Alagoas, concluiu o curso de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Em 23 de dezembro de 1943, casa-se com Carmen da Mota Silveira Barbosa, com a qual teve sete filhos: Fred, Gise, Jane, Liz, Jan, Glen e Ed. Em 1945, foi nomeado Prefeito do município de Orobó, Pernambuco. Exerceu também as funções de promotor público das comarcas de Surubim e João Alfredo, em Pernambuco, e professor da Escola Normal Santana, de Bom Jardim. De 1957 a 1967, exerceu o cargo de diretor do Ginásio de Bom Jardim, do qual foi também fundador e professor. A partir de 1967, torna-se assessor da diretoria executiva do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais- IJNPS, hoje Fundação Joaquim Nabuco e Inspetor Federal de Ensino, do Ministério da Educação e Cultura, função que exerceu até 1979, quando se aposentou. Foi membro do Seminário de Tropicologia (1972) e diretor da revista Ciência & Trópico (1973-1975) e, a partir de 1976, pesquisador do então IJNPS. Em 1980 foi nomeado diretor do Centro de Estudos Folclóricos, da Fundação Joaquim Nabuco, cargo que exerceu até 1990, quando da extinção do Centro, devido a uma reestruturação institucional. De 1991 até 2001 chefiou a Coordenadoria de Estudos Folclóricos. Recebeu vários prêmios, entre os quais, o Silvio Romero, do Ministério da Educação e Cultura, em 1979, com o livro Folclore & alimentação e, com o mesmo livro, em 1989, o Gran-Premio Íberoamericano Augusto Cortazar, instituído pelo Fondo Nacional de las Artes, do Ministério de la Educación y Justicia, da Argentina. Foi membro da Academia Piracicabana de Letras, São Paulo, e sócio de várias instituições como o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, a União Brasileira de Escritores, de São Paulo e Pernambuco, a Academia de Letras do Rio Grande do Sul e o Instituto Cultural do Vale Caririense, de Juazeiro do Norte, Ceará. Recebeu, em 1985, o International Writer Certificate for Excellence, da Universidade do Colorado, Boulder, Estados Unidos. Pesquisador Emérito da Fundação Joaquim Nabuco foi poeta, contista, pesquisador e colaborador em jornais e revistas especializadas do Brasil e do estrangeiro.

Publicou os seguintes livros:
Como nasce um cabra da peste (1969)
Cachaça (1970/1971)
Antônio Silvino Capitão de Trabuco (1971)
Em torno de uma possível etnografia do pão (1971)
Dicionário da cachaça (1973)
A morte na boca do povo (1974)
Nome próprios poucos comuns (1974)
Território da danação (1976)
Nordeste: a inventiva popular (1978)
Dicionário do Palavrão e termos afins (1980)
Folclorerotismo (1980)
Galalaus & batorés (1981)
Painel Folclórico do Nordeste (1981)
Comes e bebes do Nordeste (1984)
Remédios populares do Nordeste (1986)
Folclore quase sempre (1986)
Folclore e alimentação (1988)
Antologia pernambucana de folclore, com Waldemar Valente (1988)
Antologia da poesia popular de Pernambuco, com Waldemar Valente (1989)
Antologia do carnaval do Recife, com Leonardo Dantas Silva (1991)
A língua na Boca do povo (1992)
Sogras: prós & contras (1992)
O Recife quatro séculos de sua paisagem, com Leonardo Dantas Silva (1992)
O puxa-saco: aqui, ali & acolá (1993)
A paisagem pernambucana, com Leonardo Dantas Silva (1993)
Três estórias de Deus quando fez o mundo (1993)
Riqueza, alimentação e o folclore do coco (1994)
Geografia Vocabular do pau através da língua portuguesa (1994)
A mulher e o homem na sabedoria popular (1994)
A mulher que enganou o diabo (1994)
As dobras do tempo: quase memórias (1995)
O homem e o tempo: quase memórias (1995)
Brasil x Portugal: aquele abraço (1995)
Folclore etc. & tal (1995)
Os mistérios do faz-mal (1996)
Frei Damião: um santo? (1998)
Oração que o povo reza (1998)
Pedro e seu mil carneirinhos (1998)
Cangaço: algumas referências bibliográficas, com Lúcia Gaspar (1999)
A moça que casou com uma cobra (1999)
Padre Cícero Romão Batista: algumas referencias bibliográficas, com Lúcia Gaspar (1999) Bibliografia pernambucana de folclore (1999)
Dicionário de folcloristas Brasileiros (1999)
Um menino chamado Gilberto Freyre (1999)
Um menino chamado Hélder Câmara (1999)
Um menino chamado Joaquim Nabuco (2000)
Um menino chamado Capiba (2000)
João Martins de Athayde (2000)
O papagaio e a menina (2000)
Algumas pernas curtas da mentira (2001)
Frei Damião: algumas referências bibliográficas (2001)
Antologia pernambucana do folclore 2, com Waldemar Valente (2001)
Mário Souto Maior faleceu no Recife, no dia 25 de novembro de 2001.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
CRÔNICA DE AMOR
PALESTRAS
FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS
RADIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM E VAMOS CURTIR!!

Monday, July 21, 2008

FÁTIMA MAIA



É MELHOR BRINCAR

Fátima Maia

Jogar peteca,
Bola de gude,
Baleadeira
E petecar
Fazer corrida de bicicleta
No pau de sebo
Posso brincar.
Mas se eu subir menino
Na goiabeira
Na cumeeira da casa
Do vizinho
Com bornal cheio de pedras
Pra atirar em passarinho,
Amarrar perna de sapo
Implicar com o vizinho,
Operar a lagartixa
Ser menino bem ruinzinho.
Mamãe me pega só de sopapos
Arranca-rabos e safanão
Nos cocorotes no beliscão
Eu pulo tanto nem toco o chão.
Jogar peteca,
Bola de gude
Baleadeira
E petecar
Fazer corrida de bicicleta
No pau de sebo
Melhor brincar.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
CRÔNICA DE AMOR
PALESTRAS
FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS
RADIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM E VAMOS CURTIR!!

Friday, July 18, 2008

TURMA DO BRINCARTE



Gentamiga,
Está se aproximando o lançamento do livrinho “Turma do Brincarte” que será lançado, inicialmente, numa escola pública do bairro de Canaã, de Maceió, a Josefa Maria da Conceição, ocasião que haverá doação de livros para a escola, palestra, exposição dos meus livros e muito mais. Aguarde. Enquanto isso, fique curtindo a capa do livro feita por Derinha Rocha.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
PALESTRAS
CRÔNICA DE AMOR
RADIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM E VAMOS CURTIR!!

Thursday, July 17, 2008

ENCICLOPÉDIA BRINCARTE



ABELARDO

ABELARDO – Pierre Abélard ou Abailard, ou ainda Abelardus, foi filosofo e teólogo francês, nascido em Nantes, cerca de 1079, e morreu no priorado de Sanit-Marcel perto de Chalon-sur-Saône, a 21 de abril de 1142. Apaixonado desde cedo pela filosofia, logo entrou em conflito com o tradicionalismo de seus mestres. Foi professor ensinando dialética, popular com os alunos, era odiado pelos demais mestres. Enquanto professor em Notre-Dame, conheceu a bela e culta Heloisa, sobrinha o cônego Fulbert, o qual castigou o amor dos dois. Abelardo retirou-se então para a abadia de Saint-Denis, enquanto Heloisa tomava o véu no mosteiro de Argenteuil. A partir disso, sem abandonar a filosofia, Abelardo se dedica aos estudos teológicos. Foi obrigado a abandonar a abadia por contestar a identificação tradicional de Saint Denis com Dionísio, o Aeropagia, fundou com seus discípulos o mosteiro do Paracleto que mais tarde doou a Heloisa e suas freiras. Como abade de Saint-Gildas-de-Ruys, combateu a corrupção e quase foi assassinado pelos monges corruptos. Filosoficamente, Abelardo defendia a abstração dos universais, opondo aos conceitos reinantes de vox, o nominalismo e rei, o realismo, o sermo, função lógica do espírito. Para ele o conceito é universal, enquanto se aplica aos indivíduos que dele participam, representando portanto uma situação e não uma coisa em si. Acreditando na capacidade da mente humana de alcançar o verdadeiro conhecimento natural e supernatural, defendia o exame critico das Escrituras à luz da razão. Prestava especial atenção à linguagem, suscetível a tantas interpretações quanto a diversidade do que a empregam. O pensamento de Abelardo é todo fundamentado na lógica e na dialética.

FONTE:
ABELARDO, Pierre. Lógica para principiantes. São Paulo: Abril, 1979.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
PALESTRAS
CRÔNICA DE AMOR
BRINCARTE
RADIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM E VAMOS CURTIR!!

Wednesday, July 16, 2008

VOCÊ SABIA?



ALFARIO – Diz-se do cavalo que anda levantando muito as patas dianteiras, cavalo brincalhão e rinchador.

ALFREIRE – Rebanho de ovelhas que ainda não deram cria, nem estão prenhes. Pocilga, chiqueiro.

ALFINENTE – Pequena haste de metal aguçada numa ponta e tendo uma espécie de cabecinha na outra extremidade.

ALFREDO – candeeiro de qualidade inferior, sem manga.

ALFRIDÁRIA – segundo os astrólogos árabes, era a influência exercida pelos astros na vida de cada pessoa, por um período de sete anos.

ALGA – nome genérico de todas as algas, limo, lodo.

ALGARISMO – símbolo que representa um numero.

ALGAROBA – Nome de uma planta curiosa que não gosta de água porque a umidade lhe é prejudicial. Sua folhagem, de coloração verde, é maravilhosa. Possui virtudes medicinais, aplicadas em oftalmologia, isto é, terapêutica dos olhos. Chama-se também alfaroba.

ALGARVIO – Relativo a Algarves, Portugal. Natural ou habitante do Algarves. No sentido figurado significa individuo falador, tagarela.

ALGIRÃO – Abertura na rede ou armação, por onde os peixes entram.

ALGODÃO – fibra vegetal, alva e macia, que envolve a semente do algodoeiro.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
PALESTRAS
CRÔNICA DE AMOR
BRINCARTE
RADIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM E VAMOS CURTIR!!

Monday, July 14, 2008

DICAS DA SEMANA & TATARITARITATÁ!!!



CURSO PARA CRIANÇAS – ARTES INTEGRADAS: Uma parceria entre a Escola Grão de Chão e o Teatro do Centro da Terra fez nascer, na cidade de São Paulo, uma nova escola de artes para crianças com idades entre 5 e 12 anos: o Grão do Centro da Terra. Por meio de cursos regulares, a escola oferecerá espaço e tempo para a criação individual e coletiva da garotada. O objetivo do Grão do Centro da Terra é conduzir as crianças para a criação artística, evidenciando também as atitudes e os valores que o contato com a arte proporciona. As linguagens expressivas – como artes visuais, música e teatro – serão contempladas, exploradas e regidas, buscando a integração entre elas. O trabalho será desenvolvido em grupos de crianças com idades afins, sob orientação de uma equipe de professores e cada grupo construirá projetos artísticos, levando-se em conta os interesses e as habilidades dos alunos. Além dessa equipe de profissionais, a escola convidará artistas representantes das diversas linguagens artísticas para participar dos grupos e interagir com os alunos no processo criativo. Início turmas: Dias 5, 6 ou 7 de agosto Dias: terças, quartas e quintas-feiras Horários: das 9h às 11h30 ou das 14h30 às 17h Periodicidade: 1 aula por semana (5 mêses) – Duração/aula: 2h30 Público alvo: crianças de 5 a 12 anos - Nº de vagas: 15 por turma Local: Grão do Centro da Terra Rua Piracuama, 19 – Sumaré – São Paulo/SP Informações/inscrições: (11) 3675 1595 (13h às 19h) - Inscrições abertas! grao@centrodaterra.com.br & www.graodocentrodaterra.com.br Assessoria de imprensa: ELIANE VERBENA Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br

PORTAL CULTURA INFÂNCIA - O Portal Cultura Infância (www.culturainfancia.com.br) está com novidades em seu excelente sítio, como novos artigos escritos por nossos valentes e valorosos colaboradores, sobre as mais diversas áreas: literatura, cinema, saúde, dança, arte-educação, etc. além de duas novas exposições virtuais: Infância Andina (fotografia) de Virgínia Yunes e outra de ilustrações de Laura Castilhos, bem como a inauguração da seção de Esportes e Cultura, o Ponto de Vista de Contação de Histórias, a Resenha de livros para crianças e muito mais. O sítio é editado por Gabriel Guimard e para acessa-lo é só copiar www.culturainfancia.com.br.

OFICINAS DE CONTAÇÃO DE NARRATIVAS - O Pólo-RJ (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento) e a AaBB (Associação dos Amigos da Biblioteca de Botafogo) estão pomovendo as Oficinas Distintas de Contação de Narrativas: "O Contador de Histórias" e "Saboreando as Palavras". A primeira, "O Contador de Histórias" tem o seguinte programa: O Contador de histórias: seu papel, sua importância; habilidades do contador de histórias; os diversos tipos de narrativas; atividades lúdicas de expressão corporal e vocal; o conto popular e o conto autoral; dinâmicas de grupos; para quem, onde e quando contar histórias; prática de contação de histórias; bibliografia; entrega de certificados. Datas: 15, 22 e 29 de julho (terças-feiras) Carga horária: 9 horas (3 encontros de 3 horas) Horário: das 14:00 às 17:00 horas Inscrição: até 14/07/2008. A segunda: "Saboreando as Palavras" Programa: Contação de vivências narrativas; rememoração de narrativas: cantigas de ninar e cantigas de roda; atividades lúdicas: sons, palavras, ritmos; parlendas, trava-línguas e adivinhações; dinânmica de grupo: o jogo das rimas; produção coletiva de quadrinhas populares; leitura e análise de contos populares, variantes de um mesmo tema; contação de narrativas; bibliografia; entrega de certificados. Datas: 16, 23 e e 30 de julho de 2008 (quartas-feiras) Carga horária: 9 horas (3 encontros de 3 horas) Horário: das 14:00 às 17:00 horas Inscrição: até 14/07/2008 com as Ministrantes: Sonia Sampaio e Deka Teubl Profas. (Letras) e Contadoras de Histórias Fones: (21) 2551-3572 sonia.sampaio@oi.com.br (21) 3237-7237 dekateubl@yahoo.com.br Biblioteca Popular "Machado de Assis" de Botafogo – RJ Endereço: Rua Farani, 53 - (próx. à Universidade Santa Úrsula)

VEJA MAIS:
BRINCARTE
PALESTRAS
CRÔNICA DE AMOR
BRINCARTE
RADIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM E VAMOS CURTIR!!

Thursday, July 10, 2008

DICAS DA SEMANA & TATARITARITATÁ!!!



CEPETIN – Este é sitio do Centro de Estudos e Pesquisas do Teatro Infantil com uma série de coisas interessantes para o setor. Confira acessando: http://www.cepetin.com.br/



VERTENTE CULTURAL – o blog Vertente Cultural é um espaço para reflexão do teatro infanto-juvenil. Confira acessando: http://vertenteculturalteatroinfantil.blogspot.com/

I CURSO DE RÁDIOTEATRO PARA CRIANÇAS - Começou segunda-feira dia 7 de julho, no Teatro Ziembinski, o Curso de Radioteatro voltado para crianças, ministrado por Zé Zuca. Realização do CEPETIN em parceria com a rádio MEC e rádio NACIONAL.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
PALESTRAS
CRÔNICA DE AMOR
PREVISÕES DO DORO PARA 2008 (Vem aí as previsões para 2009, aguarde)
FECAMEPA
PROESAS DO BIRITOALDO
RADIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM E VAMOS CURTIR!!

Wednesday, July 09, 2008

DIA DE FESTA



Dia de festa é um livrinho publico pelo poeta, escritor, economista e técnico em contabilidade paulista, Ziney Santos Moreira. A publicação é cheia de ilustração para colorir, sendo um convite a uma aventura surreal onde são convidados o leitor e todos os animais da floresta para uma festa promovida pelo temível Rei Leão que, aliás, fazia uma exigência para ser cumprida durante o grande evento: que o coelho e o seu violão não faltassem de jeito nenhum. O inesperado, entretanto, acontece. Doente no dia da festa, o coelho diz que não poderá ir. É aí que o macaco e a coruja tem uma idéia brilhante para distrair o terrível rei da floresta e acabam por armar a maior confusão. Confira.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
PALESTRAS
CRÔNICA DE AMOR
PREVISÕES DO DORO PARA 2008 (Vem aí as previsões para 2009, aguarde)
FECAMEPA
PROESAS DO BIRITOALDO
RADIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM E VAMOS CURTIR!!

Monday, July 07, 2008

ENCICLOPEDIA BRINCARTE



ABEL – O matemático norueguês, Niels Henrik Abel (1802-1829), manifestou interesse pela matemática desde a infância, sendo, inclusive, laureado pelo professor Berst Michael Holmboe que anunciou no seu boletim: “Será, se viver, o maior matemático do mundo”. Ele criou um teorema que foi considerado o monumento mais duradouro que o bronze. Chegando, inclusive, a figurar ao lado dos 3 maiores matemáticos da época: Gauss, Cauchy e Galois. O trabalho de Abel é um modelo de rigor, segundo os padrões da atualidade. Em verdade, Abel e Galois são marcos na história da matemática, estabelecendo o inicio de um novo período, em que a solução de questões especiais é substituída pela elaboração de amplas teorias e de métodos gerais, aplicáveis a numerosos casos particulares. Deve-se a Abel o primeiro estudo sistemático das funções algébricas e um dos teorias que então demonstra é conhecimento como teorema de Abel que generaliza resultados acerca de adição, relativos às integrais elípticas. As integrais que surgem nesse teorema são conhecidas como integrais abelianas e desempenham papel fundamental na teoria das funções algébricas. Ele também foi inovador na área dos problemas de valor de contorno. O estudo das equações integrais inicia-se, de fato, com a solução que dá a certos problemas clássicos, entre os quais o do tautócrono. Abel é o primeiro que reconhece, na solução, a presença de uma problema inteiramente novo de analise, abrindo assim perspectiva para outras investigações. Denomina-se tautócrono o movimento periódico de um sistema no qual o tempo gasto para voltar a um estado característico é constante, qualquer que seja o estado inicial ou as configurações extremas do sistema. O movimento de um ponto material submetido a certas forças será tautócrono se, qualquer que seja a posição em que ele se encontre sob a ação dessas forças, gaste o mesmo tempo para chegar ao ponto de tautocronismo. O pendulo simples circular é tautócrono para as pequenas amplitudes. A ciclóide é uma curva plana tautócrona por excelência.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
PALESTRAS
CRÔNICA DE AMOR
BRINCARTE O QUE É?
PREVISÕES DO DORO PARA 2008 (Vem aí as previsões para 2009, aguarde)
FECAMEPA
PROESAS DO BIRITOALDO
RADIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM E VAMOS CURTIR!!

Saturday, July 05, 2008

VOCÊ SABIA?



ALEIVOSIA – ato de traição, maldade cometida sob falsa aparência de amizade.

ALEIXAR – alongar, afastar, ir para longe.

ALELUIA – Cântico de alegria, jubilo ou louvor.

ALEMANHA – País europeu, terra dos alamanos, antiga tribo de bárbaros germânicos da Europa Central. Os maiores filósofos e compositores são personalidades alemãs.

JOSÉ DE ALENCAR – José Martiniano de Alencar (1829-1877), romancista, jurisconsulto, político e dramaturgo do romantismo brasileiro. Nasceu em Mecejana, no Ceará, autor de uma obra bastante valorosa e popular. Era formado em Direito. Seus principais livros são “Iracema”, “O guarani”, “Senhora”, dentre outros.

ALENTADO – Valente, corpulento, esforçado.

ALERGIA – susceptibilidade orgânica anormal, sobretudo de caráter respiratório, nervoso e dérmico, sob a ação de certas substancias inofensivas para a maioria dos indivíduos da mesma espécie.

ALEXANDRIA – Importante cidade do Egito e seu principal porto. Seu nome se deve a Alexandre Magno, que foi seu fundador no ano de 332 a.C. Mais tarde foi conquistada por Napoleão Bonaparte, em 1799. Atualmente ainda é a principal cidade do Egito após o Cairo.

ALFABETO – Nome dado ao abecedário, ou a-bê-cê.

ALFA-E-ÔMEGA – expressão formada pela primeira e última letra do alfabeto grego, indicando o principio e o fim de alguma coisa.

ALFAFA – Planta herbácea que fornece excelente forragem.

ALFAIA – adorno, enfeite de casa ou utensílio de uso pessoal, baixela, jóia, paramento de igreja.

VEJA MAIS:
BRINCARTE

Tuesday, July 01, 2008

BRINCARTE



O QUE É?

Luiz Alberto Machado

Tudo começou assim: com uma crença no futuro. Uma crença teimosa feita de sonhos. Um sonho de criança, eureka!

Pois é, brincar com arte, brincarte.

Aí foi tomando vulto.

Primeiro com “O reino encantado de todas as coisas”, um livrinho que foi publicado em 1992, pelas Edições Bagaço.

Depois, foi a vez de “Falange, falanginha, falangeta”, inaugurando o selo Edições Nascente, em 1995, virando recreação escolar – onde eu me apresentei com meu violão, contando, cantando e teatralizando a historinha - por ser adotado em diversos educandários do Ensino Fundamental.

Veio, então, “O lobisomem zonzo”, em 1998, pelas Edições Nascente, sendo transformado, posteriormente, em peça teatral infantil que já foi premiada.

Em seguida, foi a vez do livrinho “O cravo e a rosa”, lançado em 1999, pelas Edições Nascente, virando um sucesso absoluto, a ponto de esgotar a tiragem em poucos meses de lançado.

Aí chegou “Alvoradinha:calango verde do mato bom”, em 2001, pelas Edições Nascente, traduzido para diversas línguas e se esgotando a edição com poucos meses de lançado.
Ficou a teimosia.

Não podia ser, realmente, de outro jeito: a criança insistia e fez valer dentro de mim o cultivo da ternura, igualdade, justiça e solidariedade com muita brincadeira, festa e alegria.

Não deu outra: fui juntando outros personagens e tudo foi avolumando até chegar na TURMA DO BRINCARTE, um novo livrinho que eu trago para a garotada, acompanhado de uma recreação com o Nitolino no Reino Encantado de Todas as coisas, um enxerido dum maloqueiro cheio de nove horas, cantando, teatralizando e enrolando todo mundo, que nasce MenininhoNito e vira, por fim, o SuperNito, pronto para as festas de aniversário, recreações e salas de aula da Educação Infantil e primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

O enxerido do Nitolino se apresentará onde for convidado com o seu violão, dramatizando e brincando numa contação de história enrolada que vira uma recreação bastante criativa, com duração de 1 hora. Esta recreação pode ser apresentada em palcos, sala de aula, auditórios, aniversários, quintais, varandas, enfim, em qualquer lugar onde o intrépido Nitolino contará histórias, fará brincadeiras, dramatizará e cantará com a garotada.

Para adquirir os livros, contratar a recreação ou mesmo contactar o autor, você pode mandar um mail para lualma@terra.com.br ou ligar para 82.8845.4611.

VEJA MAIS:EVENTOS COM PARTICIPAÇÕES DE LUIZ ALBERTO MACHADO
BRINCARTE
RÁDIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM & CURTA!
GUIA DE POESIA
PALESTRAS/PESQUISA & CIA
VAREJO SORTIDO
MÚSICA, TEATRO & CIA
CRÔNICA DE AMOR
ENTREVISTAS