BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Tuesday, October 31, 2023

A ARTE DE SOCORRO CUNHA

 

 

A gente já se cruzou em muitos eventos, participamos doutros tantos juntos, trocamos muitas ideias de quase nascer uma parceria literária-musical-teatral e, em 2008, me concedeu uma entrevista praqui pro Brincarte do Nitolino.

 

Os anos se passaram e a gente se reencontrou recentemente na Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Conversamos que só e precisávamos atualizar suas realizações. E com toda a gentileza que lhe é peculiar topou.

 

Pois bem, esta amiga é escritora, letrista e pedagoga. É formada pelo CESMAC - Centro Universitário de Maceió, desenvolve diferentes trabalhos de incentivo à leitura, em escolas de Alagoas e Pernambuco. É autora de diversos livros e letrista com trabalho realizado com alguns músicos, na área infantil.

 

Vamos aprumar a conversa!

 


LAM - Escritoramiga Socorro, vamos para a pergunta de praxe: quando e como se deu seu encontro com a Literatura:

 

Na adolescência, tinha uma amiga que me emprestava muitos livros, depois íamos comentar. Tenho boas lembranças das nossas conversas sobre os livros.

 

LAM - Quais influências foram marcantes na infância e adolescência a levaram para a Literatura:

 

Na infância os clássicos como por exemplo: O gato de bota, Chapéuzinho Vermelho, Meu pé de laranja Lima, entre outros. Na adolescência descobri: Aluísio de Azevedo, Jorge Amado, José de Alencar. Descobri também a literatura de Morris West, Jane Austem e Sidned Sheldon. De lá pra cá vim fazendo da leitura uma companheira.

 

LAM - Você publicou o livro Trem do ABC. Conta pra gente do propósito desta obra.

 


O Trem do ABC foi escolhido por simbolizar um início. Um início de um aprendizado sistematizado, porém, com o propósito de simbolizar o início de um novo trabalho.

 

LAM - Depois você publicou A galinha beliscona. Como se deu a receptividade pública e escolar desta obra?

 


A Galinha Beliscona livro que também traz um conteúdo sistematizado. Tanto ele como o Trem do ABC, não tiveram uma divulgação como os livros que vieram após eles. Não aconteceu um movimento interativo com esses livros e os leitores.

 

LAM - Em seguida você publicou A vaca amarela. Como se deu o desenvolvimento deste projeto?

 


A Vaca Amarela se deu de maneira espontânea. Não é uma história elaborada como os dois primeiros livros: O Trem do ABC é A Galinha Beliscona. Simplesmente veio na minha imaginação e assim escrevi.

 

LAM - Logo após você trouxe a público mais um livro: O gato e o rato. O que trata esta obra?

 


Veio bem em seguida do livro: A Vaca Amarela. Este livro foi uma experiência marcante para mim. A história veio na minha imaginação em um momento no qual estava dirigindo o carro, quando parei só coloquei no papel. A história reúne o objetivo de um aprendizado com o subjetivo da compreensão.

 

LAM - Por fim você publicou E agora? Sai do casulo. A que se propõe esta obra?

 


A aspectos que acontece, mudanças que vivenciamos em diferentes momentos, e que não nos percebemos nas transformações que as experiências nos trazem.

 

LAM - Você além de escritora é pedagoga, contadora de história e letrista musical. Como tem sido a receptividade dessas suas atividades?

 

PATO OU SAPATO

 

Coisa por dentro de coisa.
Olhar para então perceber.
Que coisa por dentro de coisa,
são coisas que juntas vão ser.

 

Um pato que achou um sapato.
Isso você vai dizer!
Que um pato não usa sapato
e nem também sabe ler.

 

São coisas por dentro de coisa.
Que juntas, coisa vão ser.
Se é pato, sapo ou sapato,
isso você vai dizer!

 

O trabalho vem sendo compreendido, aceito e tendo uma boa interação com o público. Graças a Deus, tem sido gratificante desenvolvê-lo.

 

LAM - A Literatura infantil que você desenvolve tem recebido a acolhida das escolas e áreas educacionais?

 

Em boa parte das experiências que vivencio, sim. Tenho participado de momentos marcantes para mim, com o desenvolvimento deste trabalho.

 

LAM - Quais os projetos artísticos que você tem por perspectiva de realizar?

 

Dentro dessa perspectiva artística são as publicações de outros livros, cujas histórias já estão escritas. E a divulgação das músicas infantis, que no momento não são bem divulgadas. Para que elas alcancem um espaço onde possam ser ouvidas com mais facilidade, dentro das mídias.

 


Veja mais Socorro Cunha aqui, aqui & aqui.