EDUCAÇÃO INFANTIL,
IGUALDADE RACIAL E DIVERSIDADE – O livro Educação infantil,
igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais,
organizado por Maria Aparecida Silva Bento, aborda temas como política educacional comprometida com a igualdade
racial, aspectos conceituais e jurídicos da educação para a igualdade racial na
educação infantil, a criança pequena e o direito à creche no contexto dos
debates sobre infância e relações raciais, educação infantil e políticas
públicas, políticas e práticas na creche, estudos sociais sobre a infância, relações
raciais e infância, criança e o plural da infância, a socialização da criança
negra na escola é diferente da vivenciada pela criança branca, uma sociologia
da infância no Brasil, anotações conceituais e jurídicas sobre educação
infantil e diversidade, educação escolar, educação social e intervenção
preventiva, educação infantil e conteúdos básicos de aprendizagem, direito à
educação, a Constituição Federal prescreve a contribuição das diferentes etnias
para a formação do povo brasileiro como conteúdo curricular obrigatório em
todos os níveis de ensino, direito constitucional à identidade étnica, educação
igualitária, considerando a criança competente, a identidade racial em crianças
pequenas, a construção da identidade racial, família e escola, problematizando
o conceito de identidade, vivências de igualdade étnico-racial nas instituições
de educação infantil, diversidade étnico-racial: por uma prática pedagógica na
educação infantil, o currículo na educação infantil, as crianças: concepção e
compreensão, a abordagem da temática étnico-racial na educação infantil: o que
nos revela a prática pedagógica de uma professora, a teoria das representações
sociais como referencial teórico-metodológico, as relações raciais na educação
infantil, anotações sobre a vivência de igualdade em sala de aula, envolvimento
qualificado, qualidade da escola para todos e desafios dos conflitos da
diferença e da desigualdade, passos para observação e acompanhamento, o
princípio da pluralidade e o pensamento plural, formação de professores para a
igualdade étnico-racial na educação infantil, os princípios pedagógicos de um
trabalho com a abordagem da diversidade étnico-racial na primeira infância,
resultantes de processos de formação continuada, experiências de aprendizagem,
as crianças e suas reações diante do tema, diversidade étnico-racial e a produção
literária infantil: análise de resultados, literatura infantil, os contextos de
produção da literatura infantil, entre outros interessantes temas.
REFERÊNCIA
BENTO, Maria
Aparecida. Educação infantil, igualdade racial e
diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de
Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, 2012.