Tuesday, October 14, 2014

A PSICOLOGIA INFANTIL DE ANNA FREUD


A PSICOLOGIA INFANTIL – Anna Freud (1895-1982) desenvolveu a psicologia do ego neofreudiana, desenvolvimento a análise infantil que se definiu como uma abordagem para aplicação da teoria psicanalítica em crianças, levando em conta a relativa imaturidade e o nível da capacidade verbal infantil. Entre as inovações introduzidas estavam o uso de brincadeiras e a observação da criança no ambiente familiar, revisando a teoria psicanalítica ortodoxa, expandindo o papel do ego com um funcionamento independente do id, explicando como os mecanismos de defesa funcionam para proteger o ego da ansiedade. A lista dos mecanismos de defesa freudianos era substancialmente um trabalho seu, definindo com mais precisão os mecanismos e contribuindo com exemplos extraídos das analises conduzidas com as crianças na sua clínica. O sistema de psicologia do ego desenvolvido por ela tornou-se a principal forma de psicanálise americana, transformando a psicanálise em uma parte aceita da psicologia científica e promovendo uma relação mais conciliatória entre psicanálise e a psicologia experimental acadêmica.

REFERÊNCIAS
ATKINSON, Richard; HILGARD, Ernest; ATKINSON, Rita; BEM, Daryl; HOEKSENA, Susan. Introdução à Psicologia. São Paulo: Cengage, 2011.
DAVIDOFF, Linda. Introdução à Psicologia. São Paulo: Pearson Makron Books, 2001.
FADIMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da personalidade. São Paulo: Harbra, 2002.
GAZZANIGA, Michael; HEATHERTON, Todd. Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MORRIS, Charles; MAISTO, Alberto. Introdução à psicologia. São Paulo: Pretence Hall, 2004.
MYERS, David. Psicologia. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
SCHULTZ, Duane; SCHULTZ, Sydney. Historia da psicologia moderna.São Paulo: Cengage Learning, 2012.

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