Thursday, March 07, 2013

EDGAR MORIN: OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO




EDGAR MORIN: OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO – A obra “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, do antropólogo, sociólogo e filosofo francês judeu de origem sefardita, Edgar Morin (Edgar Nahoum, 1921), trata acerca das cegueiras do conhecimento, o erro e a ilusão, o calcanhar-de-aquiles do conhecimento, os erros mentais, os erros intelectuais, os erros da razão, as cegueiras paradigmáticas, o imprinting e a normalização, a noologia, o inesperado, a incerteza do conhecimento, os princípios do conhecimento pertinente, o contexto, o global, o multidimensional, o complexo, a inteligência geral, a antinomia, os problemas essenciais, a disjunção e especialiação fechada, a redução e disjunção, a falsa racionalidade, ensinar a condição huimana, o enraizamento e desenraizamento do ser humano, a condição cósmica, física, terrestre e humana; o humano do humano, a unidualidade, o curculo cérebro/mente/cultura, o circuito razão/afeto/pulsão, o circuito individuo/sociedade/espécie, unitas multiplex, a unidade e diversidade humana, a esfera individual, a esfera social, diversidade cultural e pluralidade de indivíduos, sapiens/demens, homo complexus, ensinar a identidade terrena, a era planetária, o legado do século XX, a herança de morte, as armas nucleares, os novos perigos, a morte da modernidade, a esperança, a contribuição das contracorrentes, no jogo contraditório dos possíveis, a identidade e a consciência terrena, enfrentar as incertezas, a incerteza histórica, a historia criadora e destruidora, um mundo incerto, a incerteza do real, do conhecimento e da ecologia da ação; o circuito risco/precaução, o circuito fins/meios, o circuito ação/contexto, a imprevisibilidade em longo prao, o desafio e a estratégia, ensinar a compreensão, as duas compreensões, educação para os obstáculos à compreensão, o egocentrismo, etnocentrismo e sociocentrismo, o espírito redutor, a ética da compreensão, o bem pensar, a introspecção, a consciência da complexidade humana, a abertura subjetiva em relação ao outro, a interiorização da tolerância, compreensão, ética e cultura planetárias, a ética do gênero humano, democracia e complexidade, o circuito individuo/sociedade: ensinar a democracia, a dialógica democrática, o futuro da democracia, o circuito individuo/espécie: ensinar a cidadania terrestre, a humanidade como destino planetário.

FONTE:
MORIM, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo/Brasilia? Cortez, Unesco, 2000.