Tuesday, September 22, 2015

O BRINCAR DA CRIANÇA


O BRINCAR DA CRIANÇA – O livro Psicologia na educação (Cortez, 2008), de Claudia Davis e Zilma de Oliveira, trata sobre as contribuições da psicologia para aprendizagem escolar, a construção social do sujeito, a psicologia do desenvolvimento, a psicologia da aprendizagem, a psicologia na educação, a criança enquanto ser em transformação, o desenvolvimento cognitivo e afetivo, o desenvolvimento de crianças e adolescentes, entre outros assuntos. Da obra destaco o trecho: [...] Brincando, a criança experimenta novos papeis, julga se os mesmos são ou não adequados, imagina consequências por agir de um ou de outro modo. Com isso, acaba por internalizar regras de conduta, desenvolvendo ainda o sistema de valores que desde já orienta seu comportamento. [...] No jogo, pois, a criança subordina-se a certa regras, renunciando às ações impulsivas e contrariando a forma como agiria espontaneamente. Por exemplo, se estiver desempenhando o papel de mãe, pode não deixar que alguém com o bolo preparado para o lanche, porque ainda não está na hora do jantar. Renunciar ao prazer de comer o bolo significa, aqui, aceitar o prazer de brincar. [...] O professor deve reconhecer, portanto, que, desde muito pequenos, seus alunos, já seguem regras, explorando algumas e inventando outras, e construindo, assim, a noção de certo e errado. O importante aqui, é o reconhecimento de que o sistema que rege a conduta infantil nem sempre coincide com o adulto e nem sempre se baseia nos mesmos valores. Daí a necessidade de discutir e comparar, exaustiva e constantemente, os comportamentos manifestos e os esperados. [...]. Veja mais aqui.
 
VAMOS APRUMAR A CONVERSA?
Dê livros de presente para as crianças.
Aprume aqui.