COMO EDUCAR SEM USAR A VIOLÊNCIA – O livro
Como educar sem a violência (Summus, 2007), da psicóloga clínica e mestre em
Psicologia pela PUC-SP, Dora Lorch, trata sobre a difícil arte de colocar
limites, birras e medos, mentiras, enganos e fantasias, vergonha e
hiperatividade, brincar, inconsciente nas fases oral, anal e fálica, entre o
sentimento e a doença, com o erro também se aprende, adaptação da criança à
escola e vice-e-versa, o passo a passo da anamnese, entre outros assuntos. Na
obra destaco o trecho: [...] As crianças
nem sempre sabem onde está o problema, onde está a dúvida. Não adianta a
professora insistir em contornar o desenho se não explica o que a palavra
contornar significa. [...] Precisamos perguntar porque continuamos a bater
em nossas crianças. Vamos considerar outra questão: por que uma pessoa acha que
tem o direito de infligir um castigo a outra? Em primeiro lugar está o fato de
considerarmos que algumas ações são intencionalmente erradas e têm o intuito de
nos irritar. Se o filho derramou alguma coisa na mesa foi porque não quis ou
porque não estava prestando a atenção – em nenhum momento passa pela cabeça do
pai que o pequeno estava tão apreensivo, com receio de fazer algo errado, que
perdeu o equilíbrio. Depois a ideia de autocontrole, de que tudo pode ser
evitado, basta querer. [...].
Veja mais aqui.