APRENDIZAGEM
INFANTIL – O livro Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência,
economia e psicologia cognitiva, organizado por Aloisio Araújo, trata de temas
como o capital humano, a produção do capital humano, os programação de formação
na primeira infância, as intervenções na adolescência, neurobiologia, as bases
neurobiológicas da aprendizagem da leitura, neuroplasticidade e aprendizagem,
desenvolvimento das estruturas encefálicas envolvidas com a aprendizagem,
leitura e linguagem; desenvolvimento de estruturas regionais e do comportamento
e aprendizagem, capacidade da leitura relacionada às regiões específicas do
cérebro, circuito temporoparietal, circuito temporo-occipital ou dia direta,
leitura e momento de ativação das diferentes regiões cerebrais durante a
leitura, estágios iniciais do aprendizado da leitura, processamento fonológico,
processamento ortográfico, processamento semântico, neurobiologia e métodos de
ensino da leitura, métodos de alfabetização, estado da arte, evidência sobre
eficácia dos métodos de alfabetização, estudos sobre custo de oportunidade do
uso do tempo nas classes de alfabetização, validades dos estudos sobre
alfabetização em países cujas línguas possuem escritas alfabéticas, mudanças e
tendências nas políticas de alfabetização no mundo, políticas de educação
regular e especial no Brasil sobre os perigos de tratar as crianças ouvintes
como se fossem surdas, e as surdas como se fossem ouvintes, a importância da
qualidade da creche para a eficácia na promoção do desenvolvimento infantil,
impactos da pré-escola no Brasil, entre outros importantes assuntos.
REFERÊNCIA
ARAÚJO,
Aloisio (Org.). Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia
e psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2011.