Sunday, January 26, 2014

QUINTO ENCONTRO ANÁLISE DA CRIANÇA


O BRINCAR – O quinto encontro da Análise da Criança teve a condução do Professor Silvino Ferro com a exposição da visão clínico-interpretativa de Ana Freud e Melanie Klien, a psicanálise do espaço potencial de Donald Winnicott, o Construtivismo de Piaget e a corrente Histórico-Cultural com a zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, a brincadeira de Leontiev e o jogo dos papéis de Elkonin, bem como A criança e o seu mundo de Haslinger, Spohr e Dotto, os segredos no ciclo vital da família de Pincus e Daré, a amamentação e a imagem inconsciente do corpo de Queiroz, o desmame de Winicott, a psicanálise e a pediatria de Françoise Dolto e a História Social da Criança e da Família de Philippe Ariès. 


Durante as exposições, dois momentos conduzidos pelo Professor Rogério Ferro resultaram em dinâmicas bastante proveitosas pela turma. 


Também foi abordada a brincadeira, a fantasia aprendente, a qualidade de vida e os ambientes, as psicopatologias, os fatores predisponentes, precipitantes, perpetuadores e protetores da doença mental, os quadros clínicos, a síndrome de Asperger, transtornos desintegrativos, a síndrome de Rett, os transtornos específicos do desenvolvido, de aprendizado, das habilidades motores,  do desenvolvendo de coordenação e da comunicação, a tartamudez, os distúrbios de aprendizagem, as dificuldades escolares, os transtornos afetivos, a depressão e a mania, os transtornos ansiosos e psicóticos, a esquizofrenia, tendo como lição final: toda criança que brinca será um adulto feliz.