JOGOS,
DINÂMICA E VIVÊNCIAS GRUPAIS – O livro “Jogos, dinâmicas & vivências
grupais: como desenvolver sua melhor técnica em atividades grupais”, de
Albigenor e Rose Militão, trata a respeito da classificação e características
dos grupos, os papéis construtivos e não-construtivos, características da
educação de laboratório, ciclo do processo vivencial de ensino-aprendizagem,
dinâmica de grupo, técnica, jogo, objetivo e características do jogo, vantagens
e fases, requisitos básicos ao desempenho do facilitador e outras atitudes
esperadas, aprendizagem, entrosamento, trabalho em grupo, descontração, reflexão,
automotivação, auto estima, sincronia, percepção, diálogo, desafio mental,
aquecimento de discussões, rótulos, variação de percepção, valores pessoais,
conduta, autocrítica, liderança, comunicação, criatividade, quebra de
paradigmas, quebra-gelo, conhecimento do outro,
relacionamento interpessoal, afetividade, congraçamento, celebração,
apresentação, improviso, diretrizes liderança, criatividade, integração,
recreação, projeção de sentimentos, formação de equipes, atributos pessoais,
vitalização, comunicação, competitividade, assertividade, combate à timidez,
integração, valores, preconceitos, auto-revelação, reação, fechamento,
percepção, persuasão, planejamento, consenso grupal, comunicação,
flexibilidade, vivências, autoconhecimento, rejeição, alcance de metas,
negociação, reconhecimento, realizações, mudança de atitudes, amizade,
aprofundamento de relações, entre outros importantes temas voltados para
educadores, terapeutas, estudantes, líderes de comunidades, conferencista,
organizador de eventos, dentre outros profissionais.
REFERÊNCIAS
MILITÃO,
Albigenor; MILITÃO, Rose. Jogos, dinâmicas & vivências grupais: como
desenvolver sua melhor técnica em atividades grupais. Rio de Janeiro: Qualitymark,
2000.
Veja mais
no Pesquisa & Cia.