Friday, October 31, 2014

A CRIANÇA E A FAMÍLIA


PSICOLOGIA DA CRIANÇA – O livro Manual para exame psicológico da criança, de René Zazzo, trata de temas como o teste do duplo cancelamento, diretivas para elaboração do T-2C, preservação a prova do bestiário, o bestiário das crianças, as idades da vida, a dualidade dos sexos e o casamento, a medida do desenvolvimento psicossocial, a sensibilidade genética, legitimidade do perfil, entre outros assuntos.

ARTERAPIA PARA FAMÍLIAS – O livro Arteterapia para famílias: abordagens integradoras, de Shirley Riley, aborda temas como histórias familiares, linguagem, esquizofrenia, adolescentes, terapias de casais, violência domestica, os avós, as crianças, entre outros temas.

EXERCICIO DE ARTE PARA GRUPOS – O livro Exercícios de arte para grupos: um manual de temas, jogos e exercícios, de Marian Liebmann, trata de temas como a arteterapia de grupos e indivíduos, jogos, a arte e o brincar, jogos de arte, papeis, lembranças da primeira infância, situações de comunidade, exercícios, workshops, oficinas, concentração, destreza, memória, autopercepções, relações familiares, jogos grupais, vínculos, relações de colaboradores, sonhos, imaginação, meditações dirigidas, entre outras abordagens.


REFERÊNCIAS
LIEBMANN, Marian. Exercícios de arte para grupos: um manual de temas, jogos e exercícios. São Paulo: Summus, 2000.
RILEY, Shirley, Arteterapia para famílias: abordagens integradoras. São Paulo: Summus, 1998
ZAZZO, René. Manual para exame psicológico da criança. São Paulo: Mestre Jou, 1981.


Thursday, October 30, 2014

DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E EDUCAÇÃO


 DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E EDUCAÇÃO – A obra Desenvolvimento psicológico e educação, de César Coll, Alvaro Marchesi, Jesus Palacios e colaboradores, traduzido por Fátima Murad e supervisão de Claudio Roberto Baptista, reúne três volumes que vão desde a psicologia evolutiva, a educação escolar e os transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais.
O primeiro volume é dedicado à Psicologia Evolutiva, abordando temas como conceitos, enfoques, controvérsias e métodos desse modelo psicológico, o crescimento físico e desenvolvimento psicomotor e cognitivo na primeira infância, o inicio da comunicação, da representação e da linguagem, o desenvolvimento socioafetivo e da personalidade da criança, conhecimento social e desenvolvimento de normas e valores, a conduta social, os processos cognitivos básicos e desenvolvimento intelectual, adolescência, o pensamento formal e mudança conceitual, personalidade e desenvolvimento social, a idade adulta e a velhice. 


O segundo volume é dedicado à psicologia da educação escolar, tratando sobre concepções e tendências atuais em psicologia da educação, os processos educacionais a partir de uma perspectiva psicológica, aprendizagem e desenvolvimento, a concepção genético-cognitiva da aprendizagem, aprendizagem significativa e a teoria da assimilação, representação e processos cognitivos, esquemas e modelos mentais, a teoria sociocultural do desenvolvimento e da aprendizagem, construtivismo e concepção do ensino e da aprendizagem, fatores e processos psicológicos envolvidos na aprendizagem escolar, inteligência e capacidade de aprendizagem, o uso estratégico do conhecimento, orientação motivacional e estratégias motivadoras de aprendizagem escolar, afetos, emoções, atribuições e expectativas, diferenças individuais e atenção à diversidade, a dinâmica dos processos de ensino e de aprendizagem, a sala aula, ensinar e aprender, linguagem, atividade e discurso, interação educacional, interação entre alunos, interatividade, mecanismos de influencia educacional e construção do conhecimento, a psicologia do ensino e a aprendizagem dos conteúdos escolares, alfabetização, matemática, geografia, história, ciências sociais, ciências físico-naturais, avaliação da aprendizagem escolar, as instituições escolares como fonte de influencia educacional, ambiente familiar e as novas tecnologias da informação e da comunicação.


O terceiro volume é dedicado aos transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais, tratando sobre as escolas inclusivas, a linguagem da deficiência, as praticas das escolas inclusivas, problemas de aprendizagem, atrasos maturativos e dificuldades na aprendizagem, os problemas de linguagem na escola, a linguagem escrita, problemas afetivos e de conduta, motivação, transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, crianças cegas ou deficientes visuais, crianças surdas, os alunos com deficiência mental, paralisia cerebral e outras alterações motoras, o autismo e os transtornos globais do desenvolvimento, o aluno com necessidade de apoio generalizado, avaliação e assessoramento, a avaliação psicopedagógica, a atenção à diversidade e as adaptações do currículo, ensinar e pensar por meio do currículo, as famílias de crianças com necessidades educativas especiais.

REFERÊNCIA
COLL, César; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesus. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Veja mais aqui.

Wednesday, October 29, 2014

PSICOLOGIA DA CRIANÇA


MANUAL DE PSICOLOGIA DA CRIANÇA – A coleção Manual de psicologia da criança, de Leonard Carmichael, traz no primeiro volume as bases biológicas do desenvolvimento, no segundo e terceiro volumes o primeiro ano de vida e experiências iniciais I e II, no quarto, quinto, sexto e sétimo volumes, o desenvolvimento cognitivo I, II, III e IV, no oitavo volume a socialização com ligação e dependência, agressão, tipificação social; no novo volume com socialização II, desenvolvimento moral, interação com companheiros e organização social, amizades, liderança e popularidade; e no décimo capítulo psicopatologia, retardamento mental, distúrbios do comportamento e psicose infantil.

REFERÊNCIAS
CARMICHAEL, Leonard. Manual de psicologia da criança: bases biológicas do desenvolvimento. São Paulo: EPU, 1976. v. 1.
______. Manual de psicologia da criança: o primeiro ano de vida e as experiências iniciais I /. São Paulo: EPU, 1975. v. 2.
______. Manual de psicologia da criança: o primeiro ano de vida e as experiências iniciais II /. São Paulo: EPU, 1976. v. 3.
______. Manual de psicologia da criança: desenvolvimento cognitivo I / . São Paulo: EPU, 1977. v. 4.
______.Manual de psicologia da criança: desenvolvimento cognitivo II / . São Paulo: EPU, 1977. v. 5.
______. Manual de psicologia da criança: desenvolvimento cognitivo III /. São Paulo: EPU, 1976. v. 6.
______. Manual de psicologia da criança: desenvolvimento cognitivo IV /. São Paulo: EPU, 1977. v. 7.
______. Manual de psicologia da criança: socialização I /. São Paulo: EPU, 1976. v. 8.
______. Manual de psicologia da criança: socialização II /. São Paulo: EPUSP, 1978. v. 9.
______. Manual de psicologia da criança: psicopatologia /. São Paulo: EPU, 1975. v. 10.


Tuesday, October 28, 2014

A CRIANÇA E A ESCOLA


O JOGO E A CRIANÇA – O livro O jogo e a criança, de Jean Chateau, aborda temas como por que a criança brinca, o jogo e o outro, o apelo do mais velho, a disciplina, os jogos, as idades e os caracteres, o papel pedagógico do jogo, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

PSICOLOGIA DA CRIANÇA – O livro Psicologia da Criança: estudo geral e meticuloso do desenvolvimento e da socialização, de Harold W. Bernard, Alberto J. Kingston e Karl Claudius Garrison, trata do estudo sobre as crianças e o seu mundo, as necessidades, o desenvolvimento, conceito e processo, capacidades motoras, linguagem, capacidade mental, conduta emocional, moral e ética, desenvolvimento pessoal e social, papel da família, o impacto da educação, crianças com problemas de ajustamento, a criança com personalidade integrada, entre outros temas.

REFERÊNCIA
BERNARD, Harold. KINGSTON, Alberto; GARRISON, Karl. Psicologia da Criança: estudo geral e meticuloso do desenvolvimento e da socialização. São Paulo: Ibrasa, 1974.

SEXUALIDADE NA ESCOLA – O livro Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas, de Julio Groppa Aquino, trata de temas como o sexo é uma coisa natural, seualidade e individualidade impedida, a sexualidade e o processo, sexualidade e o processos educativo, os ETs e a gorila, os sentidos da sexualidade, orientação sexual na escola, sexo e gênero, educador bilíngue, entre outros temas.

REFERÊNCIA
AQUINO, Julio Groppa. Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.


Monday, October 27, 2014

SÁBADO NA ESCOLA


SÁBADO NA ESCOLA - Acontece todos os sábados, na Escola Municipal Professora Maria Evani Gomes Teles em Três Corações (MG), o Projeto Sábado na Escola, criado pelo Gilmar, pessoa simpaticíssima, que criou o projeto com intuito de dar atenção a alunos "problemas" e, principalmente para incentivar as crianças ao esporte, desviando-os desta forma, das ruas, das drogas e outros perigos. O projeto já existe há 4 anos e conta com o apoio do comércio da cidade e também particulares. Lanches, brincadeiras, sorteios, inclusive de cestas básicas, música e muita diversão. Meimei Corrêa esteve na escola a convite da Diretora Ariândina Espíndola para conhecer o projeto e contribuiu com um kit com dois DVDs e três CDs, gentilmente oferecido por Tirso Florence de Biasi e sua banda, e representando também os Projetos MCLAM e Brincarte do Nitolino.


Veja mais aqui.